RocketTheme Joomla Templates
     

Go www.maquinasvoadoras.com.br

ANUNCIANTES

Best Pilot

Para mais informação, visite o site !
Banner
Formando os Melhores Pilotos !

Global Spotter

Visitem o site ! Participem !
Banner
Mostra aeronaves de todos os tipos !
CECOMSAER - A FAB para o mundo ! Imprimir
Giulliano e Jorge estiveram no CECOMSAER, Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, e nos relatam um pouco do universo da respeitada agência de comunicação de nossas Forças Armadas.

Dizem que comunicar ideias, é uma arte dinâmica !   

Estar conectado com seu público  requer trabalho, inteligência e pessoas de iniciativa. 

Reúna altos padrões de qualidade, existente em nossas Forças Armadas, um time de primeira linha motivado e uma liderança efetiva, resultado : a melhor informação no momento certo.  

Sigam Giulliano e Jorge nessa matéria e aproveitem ! 

                

        

 

                  

Chegamos no Bloco M da Esplanada dos Ministérios em Brasília-DF, à tarde e logo fomos recepcionados pelo S.O. Amaral, com a cordialidade de um Chefe de Estado.

O Cecomsaer,  o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, fica instalado no 7º andar do mesmo prédio que abriga também o Comando da Aeronáutica. 

Ficamos por alguns momentos acompanhando a fluidez e a organização das repartições.

Cuidadosamente  e com detalhes percorremos o ambiente de trabalho tendo como guia o Sr. Carlos Antonio Almeida do Amaral, S.O. Amaral, pessoa de trato muito agradável e trânsito fácil na casa.

Rever amigos como Carminati, Moura, Spengler, Silva e Secchin foi um grande privilégio, especialmente quando de lá do fundo de alguma sala se ouvia algo como: “Ô rapaz, você por aqui?!”, para espanto do Amaral que ciceroneava a visita. 

Conhecer o ninho onde “afiam suas lentes” fotógrafos como Jhonson Barros e outros tantos talentos foi outra agradável surpresa. 

Olhar de perto todo o aparato que faz a Força Aérea Brasileira quebrar a barreira do som, 24 horas por dia, a Rádio Força Aérea, impressionante !   

Locutores de “voz de trovão" e  sorriso largo quando escutam relatos superlativos dessa potente forma de comunicação da FAB.

Reportagens com as Forças Brasileiras de Paz da ONU no Haiti, na rotina do dia a dia da FAB, na cobertura de Operações Aéreas e ACISOs levando informação para ouvintes dos mais distantes rincões do país.

O movimento no 7º andar do prédio do Comando da Aeronáutica, é constante como em qualquer outra unidade da FAB ou mesmo como em qualquer agência de notícias. 

Confecção de material físico e eletrônico, áudio, vídeo, TV Força Aérea, Rádio Força Aérea, requisição de vôos, deslocamento de equipes para cobrir os incontáveis eventos da FAB, clipagens, notas para a imprensa comum e especializada, enfim, toda a super dinâmica de uma Agência de Notícias estava acontecendo bem ali na nossa frente, sempre tendo como pauta a Força Aérea Brasileira por intermédio de suas máquinas, pessoas e ações.

A seriedade e empenho no trabalho de todos, é evidente !

Enquanto aguardavamos ser recebidos pelo Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante do Cecomsaer, pudemos da janela ver o Congresso Nacional, fazendo lembrar que estamos na Esplanada dos Ministérios, o centro das decisões do país. 

Ele nos recebeu muito calorosamente.  Sabendo da nossa procedência catarinense, fez lembrar que sua grande motivação para ingressar na FAB foram os anfíbios SA-16 Albratros, então sediados na Base Aérea de Florianópolis, quando o Esquadrão Pelicano de lá operava. 

O Brigadeiro Damasceno  comentou que quando comandante do GTE, teve o cuidado de transformar uma antiga garagem em um espaço cultural, o atual Salão Histórico batizado de Ten. Cel. Av. Rezende. 

Além de servir de espaço para reunião de seleto grupo de aviadores que compõe o GTE,  cantina e mezanino muito bem elaborados, abriga o rico acervo histórico cultural. 

Mas a história guardada na antiga garagem, hoje Salão Histórico, também conta muito da própria Força Aérea e até mesmo do país. 

Visivelmente empolgado com a história do Salão Histórico, de pronto o Brigadeiro Damasceno escalou a Ten. Jussara para nos conduzir até o Salão Histórico Ten. Cel. Av. Rezende. 

Ingressando na Base Aérea de Brasília e mais precisamente nas instalações do Grupo de Transporte Especial o GTE, logo chegamos no Salão Histórico, onde nos aguardava o Ten. Cel. Av. Emílio Carlos Ambrogi, Comandante do Grupo de Transporte Especial – GTE, que nos conduziu, com a fidalguia de um lorde, pelo espaço do Salão Histórico Ten. Cel. Av. Rezende.  

Trata-se de um espaço muito bem montado e muito bem cuidado, com um acervo histórico rico em fotos, objetos, modelos em escala, perfis e muitas lembranças ofertadas pelos países por onde o GTE passou.

                    

  
    

No entanto alguns itens do acervo merecem destaque, como as abotoaduras do Príncipe Japonês, o Rosário e a imagem de Nossa Senhora do Loreto abençoadas pelo Papa Bento XVI, as taças utilizadas por ocasião do aniversário da então Primeira Dama celebrado a bordo do FAB 01, a calça de um ex-presidente, um balcão de ferramentaria e muitas peças cheias de simbolismo, história e emoção. 

Tudo adornado com muitas fotos e lembranças trazidas das dezenas de países visitados pelo GTE no cumprimento de sua missão.

As abotoaduras do Príncipe Japonês Takahito Mikasa, que em viagem a bordo do Vickers Viscount do GTE, na década de 60, estando muito satisfeito com o atendimento recebido pelos homens do GTE e pela calorosa recepção brasileira, em um gesto cheio de simbologia, retira de si algo particular e que lhe faria falta, suas abotoaduras, e chama seu ordenança para que as acondicione cuidadosamente em sua caixa e as entrega para um dos tripulantes do Viscount do GTE.

Também encontra-se devidamente preservada uma calça preta, pendurada em uma das paredes do Museu.  Aparentemente uma simples peça de vestimenta, ela guarda muito do espírito dos homens do GTE. 

    

      
  

Certa vez, em 1996, quando em missão de transporte do Presidente Fernando Henrique Cardoso para Londrina-PR, momentos antes do pouso o governante acabou por derramar café em sua calça.  A aeronave já estava na aproximação final e não havia outra vestimenta para troca.  Desembarcar com uma mancha de café no traje presidencial seria inaceitável, menos ainda com a umidade derivada de uma tentativa de limpeza, que poderia ser muito mal interpretada pela imprensa mais atenta, equipada com lentes potentes, dadas as condições meteorológicas desfavoráveis reinantes na hora do pouso.  Como os militares comissários que servem no GTE também usam calças pretas a solução estava prestes a ser encontrada.  Bastou apenas uma conferência nas medidas e pronto, o Presidente já estava devidamente trajado e o Comissário Sabino passava a ser titular da calça presidencial e dono uma parte da história que mostra bem a missão dos militares que servem ao nosso país atendendo a Presidência da República e aos altos escalões do governo.

Em uma fina caixa encontra-se um par de taças de cristal utilizadas pelo casal Lula, a bordo do FAB 01.  Já era tarde da noite do dia 06 de abril de 2004 quando a aeronave presidencial regressava de mais uma missão.  Atrasos protocolares fizeram com que a passagem do dia 06 para o dia 07 de abril ocorresse a bordo do FAB 01.  Ciente da importância da data, o aniversário da 1ª Dama, a tripulação cuidou para que o casal recebesse as taças para então assim brindar.  Novamente destacou-se o espírito dos militares do GTE no cumprimento de sua missão em todo o espectro possível, bem como o cuidado de preservar as respectivas taças para o acervo histórico da unidade.

No Museu ainda encontra-se uma primorosa coleção de modelos em escala de todas as aeronaves de asas fixas e rotativas que já serviram no GTE.  Sem dúvida uma ótima oportunidade para visualizar a grande quantidade de máquinas que fazem história no transporte daqueles que conduzem o país. 

Pode se notar que todos os modelos das aeronaves estão expostas sobre um balcão bastante macerado.  Ocorre que tal balcão é mais uma das peças que o Salão Histórico Ten. Cel. Av. Rezende guarda com carinho e que por pouco não foi esquecida.  Conta o Brigadeiro Damasceno, quando ainda no GTE encontrou-se com militar daquela unidade já na reserva.  Conversavam frugalmente quando o balcão em questão chamou a atenção de seu interlocutor, que o alertou tratar-se do primeiro balcão de ferramentaria utilizado pela unidade, lá nos idos de 1941 !  Não demorou muito para que a sensibilidade do Brigadeiro fizesse com que o balcão fosse restaurado, com o cuidado de manter as marcas das ferramentas, e adornar o Salão Histórico do GTE.

      

  
   
    
     
  

As fotos da visita estão em PHOTOS ou clique AQUI     

   

    

 

Divulgar as ações e  valores da FAB !  Dignidade e cuidado com o relacionamento humano !  Guardando a história e preparando o futuro !  Centro de Comunicação Social da Aeronautica. 

      

CECOMSAER - A FAB para o mundo !

    

 

    

  

  ABRAÇOS

    

     

Giulliano Bittencourt Frassetto

  

Jorge da Cunha Ocampo Moré Jr

    

 (em ordem alfabética)   

    

    

    

  

Aos amigos Giulliano, Jorge 

SHOW !!!!! 

   

  

Nossos agradecimentos especiais

aos times do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e do Grupo de Transporte Especial, Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e Ten. Cel. Av. Emílio Carlos Ambrogi. 

    

      

Obrigado 

    

Edson Yui

Equipe Maquinas Voadoras

 

Militar

Esquadrão Phoenix tem novo comandante!

Nesta última sexta-feira, dia 18 de janeiro de 2013, Cel Soares assume o 2º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação, o Esquadrão Phoenix!

Leia mais...

Auto

IAA 64th International Motor Show um enorme sucesso !

Os números da edição de 2011 do Salão de Frankfurt, IAA  64th International Motor Show, impressionam! Reforçam ainda mais sua posição como uma das maiores feiras de carros do planeta!!!  

 

 

Leia mais...

Depoimentos

Serie Fumaça Já - Esquadrilha da Fumaça

Ao comando do líder, o botão de partida é acionado.

Lá fora o público observa atentamente a coreografia e aguarda com ansiedade o início da apresentação.

Leia mais...

Entidades e Grupos

Grupo Aviadoras e 99's Brasil

Em 1998 um grupo de amigas pilotos da antiga VARIG, teve a idéia de fazer uma reunião com mulheres piloto que voavam por outras companhias aéreas do Brasil com o objetivo de trocar experiências profissionais e pessoais, visando a segurança de vôo, a única regra era que elas deveriam ser empregadas de empresa aérea comercial.

Leia mais...

Para Descontrair

Durante um voo !

Num vôo comercial, o piloto liga o microfone e começa a falar aos passageiros:
'Bom dia senhores passageiros, neste exato momento estamos a 9 mil metros de altitude, velocidade de cruzeiro de 860 Km/hora e estamos sobrevoando a cidade de........
OHHHHHHH, MEU DEUS!!!'

Leia mais...

Fabricantes Civil

A380 to fly at FIDAE Air Show as part of its Latin American Tour !

8 March 2012 , A400M makes debut at the region’s biggest air show in Santiago de Chile

Leia mais...

Dica Cultural

O Primeiro e o Último - Memórias de um Ás Alemão da WW II
Temos o prazer de anunciar mais um lançamento de qualidade da C&R Editorial para o leitor brasileiro, o texto integral da obra "O Primeiro e o Último – Memórias de um Ás Alemão da 2ª Guerra Mundial"  de Adolf Galland, a primeira edição em língua portuguesa.

 

 

 

Leia mais...

Homenagem

Cerimônia em memória às vítimas do voo AF 447

A Marinha do Brasil (MB) realizou uma cerimônia no mar, alusiva à memória das vítimas do voo AF 447, no dia 29 de junho (segunda-feira), entre 09:30h e 12:00h, nas proximidades de Recife.

Esta cerimônia ocorreu a bordo da Fragata Bosísio, com a participação de outros navios da Força, que foram empregados nas buscas realizadas, e constou de um culto ecumênico, com lançamento de flores ao mar.

Informamos, ainda, que os familiares das vítimas foram convidados para a cerimônia. 

Nossos mais sinceros sentimentos às vitimas e seus familiares.

Equipe Maquinas Voadoras

Historia

SPITFIRE – AS PESSOAS QUE AJUDARAM A TORNÁ-LO UMA LENDA - PARTE I
 

            Todos aqui sabemos que o Supermarine Spitfire se tornou uma lenda após a Batalha da Inglaterra, onde durante aproximadamente 4 meses, foi o responsável, juntamente com seu par Hawker Hurricane, em conter os ataques ao território britânico e da própria sobrevivência da Royal Air Force (RAF).

 

 

            Entretanto, poucos sabem que essa magnífica aeronave, cuja produção atingiu perto de 23.000 exemplares em mais de 30 diferentes variantes (os chamados “marks”), por pouco não existiu. É sobre isso que irei descrever aqui, primeiramente sobre três pessoas que contribuíram para o seu desenvolvimento e depois, posteriormente em outro artigo, sobre outras três que contribuíram para o seu sucesso durante a guerra.

Leia mais...

Passaporte

Tour Sudeste Asiatico – China Milenar - Chengdu

O foco principal da visita a China foi conhecer o Buda Gigante e percorrer parte do rio Yang-Tse (Rio Amarelo), conhecendo pontos turisticos que iriam ficar submersos depois que a barragem/represa Três Gargantas começasse a operar em 2008 (Maior projeto hidroeletrico do mundo) antes das Olimpiadas Beijing de 2008.  

Leia mais...

Aereas

É um pássaro ou um avião ? Prasanna Puwanarajah, Pascal Anson e Simon Hulstone, BA Great Britons Programme!

Se essa frase fez você pensar que seria algo relacionado a um super herói de quadrinhos ou  cinema, Superman, se enganou !

Para sinalizar a proximidade dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos de Londres 2012 (London 2012 Olympic and Paralympic Games), a British Airways  fez uma repintura de algumas de suas aeronaves, com um grafismo baseado na figura de um pássaro, a pomba, símbolo universal da paz e da fraternidade.  

Leia mais...

Fabricantes Militar

F-35A Completes First In-Flight Refueling Mission With External Weapons!

FORT WORTH, Texas, April 24, 2012 – On Saturday, Apr. 21, a Lockheed Martin F-35A Lightning II conventional takeoff and landing aircraft completed the program’s first in-flight refueling mission while configured with external weapons at Edwards Air Force Base, Calif. 

Leia mais...

Fabricantes Militar Suporte

A empresa RAFAEL aprofunda suas atividades no Brasil - compra ações da empresa brasileira GESPI !

Presente na LAAD 2012 Security, que começou em 10 de abril de 2012, as 10:00, a empresa Rafael - Sistemas Avançados de Armamento Ltda. esta em processo de aquisição de 40% das ações da empresa brasileira GESPI – Aeronáutica, como parte de seu projeto de expansão de atividades no Brasil.

Leia mais...

Voo Destaque

Virgin Galactic Space Ship VSS Enterprise - Primeiro Voo Tripulado Livre !

Aeronave Space Ship Two ou VSS Enterprise deu um grande passo para se tornar o primeiro veículo espacial tripulado em todo o mundo a ter uso comercial. De uma altura acima de 13.700 m, foi liberado, conduzido e aterrisado no Aeroporto Espacial e Aéreo de Mojave.

Leia mais...

Tecnologia

Airline Flight Tracking - Saiba o que é o ILS

ILS ou Instrument Landing System é um sistema de aproximação por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que esteja pousando em determinada pista.

Ele consiste em dois sistemas distintos, um deles mostra a orientação lateral do avião em relação a pista, e o outro mostra o ângulo de descida, ou orientação vertical.

Sistema baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo do avião. A aproximação ILS (Instrument Landing System) é também chamada de “Aproximação de Precisão” (Precision Approach), por contar com as informações do Localizador em VHF (Very High Frequency) e do Glide Slope em UHF (Ultra High Frequency), fornecendo informações para o alinhamento com o eixo da pista e com a trajetória correta de planeio para o pouso.

Leia mais...

Feiras e Encontros

HIGHTOWER RESIGNS AS EAA PRESIDENT/CEO

EAA AVIATION CENTER, OSHKOSH, Wis. – (October 22, 2012) – The Experimental Aircraft Association (EAA) Board of Directors accepted the resignation of President and CEO Rod Hightower today. Hightower will be returning to St. Louis to reunite with his family.

Leia mais...

Internacional

Asian Aerospace 2011 sucesso na Aviação Executiva !

Hong Kong,  16th March 2011

ASIAN BUSINESS AVIATION AND ASIAN AEROSPACE PROVE TO BE UNIQUE AND UNBEATABLE COMBINATION

Record numbers of visitors and aircraft at Asia’s premier business aviation event
            

Leia mais...

Demonstracao Aerea no Mundo

THE ENTIRE team of the Red Arrows have given an Air Tattoo volunteer a birthday she will never forget !

Lavinia Lennon, 49, a legal secretary from Tetbury, has been a volunteer at the Royal International Air Tatttoo held at RAF Fairford for 14 years, working in finance.

 

And she confesses to always making a bee-line for the crowd-line whenever the Red Arrows took to the air in their distinctive Hawk aircraft. 
Leia mais...